InfinitePay

InfinitePay

Criando um fluxo de pagamentos Pix.

Empresa

CloudWalk

Ano

2023

Função

Product Designer

Esse projeto foi uma tarefa atribuída a mim pela equipe da CloudWalk, como uma proposta de Design para criar um fluxo de pagamentos para o aplicativo InfinitePay. Esse projeto envolveu a leitura das Diretrizes do Banco Central e atuou em conformidade com suas restrições.

Desafio

Como criar um novo fluxo no App atual que abarque a nova funcionalidade Pix, e respeite as Diretrizes do BACEN, mantendo a estrutura visual?

Descoberta

O primeiro passo foi compreender o visual e a estrutura do aplicativo atual com o objetivo de idealizar pontos de melhoria, bem como gerar hipóteses acerca de onde caberia o novo fluxo de pagamentos.

Durante a Pesquisa inicial, foi possível visualizar algumas oportunidades de melhoria. Baseado em reviews da App Store, esconder o Saldo era uma necessidade dos lojistas.

Aproximando

Buscando compreender a lógica que estrutura a ordem visual do produto, listei algumas palavras-chave que me aproximaram do resultado a ser alcançado.

Disrupção
Agilidade
Futuro
Mais poder ao Usuário
Balancear o Sistema
Tecnologia

Fluxo

O Banco Central especifica a importância de que o ambiente Pix esteja acessível na tela de Login ou na tela imediatamente após esta. Com isso em mente, optei por inserir o novo fluxo na Tela Inicial.

Features Principais

01

Esconder Saldo

Durante entrevistas com Usuários, foi possível perceber um ponto de dor em comum: a capacidade de esconder o saldo. Tanto nas entrevistas quanto analisando reviews na App Store, foi possível notar a importância atribuída a essa feature pelos lojistas.

02

Navegação em Ícones

Entendendo a praticidade que a Área Pix na Home Page traz ao usuário, foi necessário adaptá-la. O modelo atual, em lista, diminuiria o destaque ao ambiente Pix. Com isso em mente, a navegação em ícones foi uma solução bem adaptada. Testes de usabilidade embasam essa hipótese.

03

Enviar e Receber

A proposta de trazer os fluxos de Enviar e de Receber ao início foi trazer agilidade ao Usuário. Essa mudança visa diminuir a quantidade de cliques nas operações e auxilia na percepção de que o Box de ‘Saldo’ pode ser lida como uma Carteira/Maquininha.

04

Área Pix

Com o início do Fluxo em mente, o próximo passo foi idealizar a Área Pix e quais funcionalidades ela precisava abranger. O BACEN deixa claro a obrigatoriedade das seguintes formas de iniciação de pagamento:

Chave Pix, QR Code, Inserção Manual e Pix Copia e Cola.

05

Gestão das Chaves

O BACEN também especifica a necessidade do Usuário poder gerir suas chaves Pix, editá-las, adicioná-las ou removê-las. Através dessa Gestão, pode-se resolver a problemática principal e criar o fluxo de pagamento.

O BACEN também especifica a necessidade do Usuário poder gerir suas chaves Pix, editá-las, adicioná-las ou removê-las. Através dessa Gestão, pode-se resolver a problemática principal e criar o fluxo de pagamento.

Métricas-Chave
Avaliamos o novo fluxo a partir de Testes de Usabilidade com 8 Usuários. Acreditamos que a taxa de 100% de tarefa completa se deve ao fato da Clareza Visual e de seguir heurísticas bem definidas de manter uma ação por vez, separando o processo por etapas.

100%

Tarefa completa

'Senti que foi tudo bem claro, fiz o pagamento rapidamente'

Usuário

O que eu aprendi
Aprendi que limitações podem aumentar a criatividade. Esse projeto contou com várias restrições e elas acabaram por me permitir focar no que era importante. Aprendi que criar fluxos que o Usuário já está acostumado é mais importante que revolucionar um processo já bem estabelecido.

Obrigado pela atenção

Obrigado pela atenção

© 2024 Dann Leal. Todos os direitos reservados.