InfinitePay

InfinitePay

InfinitePay

Criando um fluxo de pagamentos Pix.

Criando um fluxo de pagamentos Pix.

Criando um fluxo de pagamentos Pix.

Empresa

CloudWalk

Ano

2023

Função

Product Designer

Esse projeto foi uma tarefa atribuída a mim pela equipe da CloudWalk, como uma proposta de Design para criar um fluxo de pagamentos para o aplicativo InfinitePay. Esse projeto envolveu a leitura das Diretrizes do Banco Central e atuou em conformidade com suas restrições.

Desafio

Como criar um novo fluxo no App atual que abarque a nova funcionalidade Pix, e respeite as Diretrizes do BACEN, mantendo a estrutura visual?

Descoberta

O primeiro passo foi compreender o visual e a estrutura do aplicativo atual com o objetivo de idealizar pontos de melhoria, bem como gerar hipóteses acerca de onde caberia o novo fluxo de pagamentos.

Durante a Pesquisa inicial, foi possível visualizar algumas oportunidades de melhoria. Baseado em reviews da App Store, esconder o Saldo era uma necessidade dos lojistas.

Aproximando

Buscando compreender a lógica que estrutura a ordem visual do produto, listei algumas palavras-chave que me aproximaram do resultado a ser alcançado.

Disrupção
Agilidade
Futuro
Mais poder ao Usuário
Balancear o Sistema
Tecnologia

Fluxo

O Banco Central especifica a importância de que o ambiente Pix esteja acessível na tela de Login ou na tela imediatamente após esta. Com isso em mente, optei por inserir o novo fluxo na Tela Inicial.

Features Principais

01

Esconder Saldo

Durante entrevistas com Usuários, foi possível perceber um ponto de dor em comum: a capacidade de esconder o saldo. Tanto nas entrevistas quanto analisando reviews na App Store, foi possível notar a importância atribuída a essa feature pelos lojistas.

02

Navegação em Ícones

Entendendo a praticidade que a Área Pix na Home Page traz ao usuário, foi necessário adaptá-la. O modelo atual, em lista, diminuiria o destaque ao ambiente Pix. Com isso em mente, a navegação em ícones foi uma solução bem adaptada. Testes de usabilidade embasam essa hipótese.

03

Enviar e Receber

A proposta de trazer os fluxos de Enviar e de Receber ao início foi trazer agilidade ao Usuário. Essa mudança visa diminuir a quantidade de cliques nas operações e auxilia na percepção de que o Box de ‘Saldo’ pode ser lida como uma Carteira/Maquininha.

04

Área Pix

Com o início do Fluxo em mente, o próximo passo foi idealizar a Área Pix e quais funcionalidades ela precisava abranger. O BACEN deixa claro a obrigatoriedade das seguintes formas de iniciação de pagamento:

Chave Pix, QR Code, Inserção Manual e Pix Copia e Cola.

05

Gestão das Chaves

O BACEN também especifica a necessidade do Usuário poder gerir suas chaves Pix, editá-las, adicioná-las ou removê-las. Através dessa Gestão, pode-se resolver a problemática principal e criar o fluxo de pagamento.

O BACEN também especifica a necessidade do Usuário poder gerir suas chaves Pix, editá-las, adicioná-las ou removê-las. Através dessa Gestão, pode-se resolver a problemática principal e criar o fluxo de pagamento.

Métricas-Chave
Avaliamos o novo fluxo a partir de Testes de Usabilidade com 8 Usuários. Acreditamos que a taxa de 100% de tarefa completa se deve ao fato da Clareza Visual e de seguir heurísticas bem definidas de manter uma ação por vez, separando o processo por etapas.

100%

Tarefa completa

'Senti que foi tudo bem claro, fiz o pagamento rapidamente'

Usuário

O que eu aprendi
Aprendi que limitações podem aumentar a criatividade. Esse projeto contou com várias restrições e elas acabaram por me permitir focar no que era importante. Aprendi que criar fluxos que o Usuário já está acostumado é mais importante que revolucionar um processo já bem estabelecido.

Obrigado pela atenção

Obrigado pela atenção

© 2024 Dann Leal. Todos os direitos reservados.